Engenharia de Requisitos - Eduardo Magno

quarta-feira, maio 10, 2006

Jogo Programadores e Problemas: Algumas Deficiências

Em nossa discussão na última aula, foram levantados alguns possíveis problemas com o jogo que pretendemos evoluir. São elas:

1) A dinâmica inicial do jogo (Fase de Requisitos e Fase de Projeto) não entusiasma muito o jogador. Parece um período maçante em que o jogador tem que passar até chegar à parte mais interessante (Fase de Implementação).

2) Para alguns de nós jogadores, o jogo pareceu ser muito demorado, provavelmente devido ao modelo cascata utilizado. Em nossa primeira experiência, jogando durante duas aulas e só chegamos a Fase de Implementação porque “atropelamos” um pouco as outras fases. Ou seja, não fizemos documentação adequada nas fases de requisitos e projeto.

3) O jogo não define claramente quantas pessoas devem jogar. Em nossa experiência, jogamos em 6 pessoas. Um problema relacionado a isso é que muito problemas eram lançados para cada jogador (até 5). Com este elevado número de problemas, torna-se difícil para qualquer jogador evoluir (e ganhar o jogo).

4) O jogo não fornece muitas informações (bibliografia) sobre seus fundamentos principais. Como este é um jogo educativo, acreditamos que os jogadores deveriam ser induzidos a procurar mais informações sobre conceitos de Engenharia de Software / Desenvolvimento de Software.