What Netscape Learned from Cross-Platform Software Development
Acredito que o principal foco deste artigo é discutir a série de decisões equivocadas que foram tomadas pela equipe de desenvolvimento da Netscape.
Em minha opinião, o maior problema desta empresa foi assumir um desenvolvimento independente de plataforma quando ainda não existia tecnologia suficientemente madura. Neste sentido, a Netscape teve quatro problemas principais:
(i) Um esforço muito grande por parte dos desenvolvedores para criar código abstrato e independente de plataforma;
(ii) Tempo excessivamente grande para testar e “debugar” os sistemas em diferentes plataformas (e maquinas) de tal forma a garantir que eles funcionem adequadamente;
(iii) Tentar, sem sucesso, o desenvolvimento de uma camada independente de plataforma (NSPR) em que suas aplicações deveriam ser executadas;
(iv) Migrar prematuramente para a máquina virtual Java (JVM), quando esta ainda não se encontrava satisfatoriamente estável.
2 Comments:
Eduardo,
Creio que é um bom sumário sobre o artigo, no sentido de análise dos problemas.
Fica, no entanto, a pergunta: será que poderiamos reconsiderar o insucesso do final da decada de 90 com o sucesso nos dias de hoje do Firefox?
By evolsoftware, at 9:20 AM
Concordo plenamente quanto ao sucesso do Firefox, eu mesmo adotei este browser e não sinto nenhuma saudade do Internet Explorer ;-)
Eu acredito que o sucesso atual é resultado dos erros do passado. Como a Glória disse de forma brilhante em seu blog, a Netscape tentou evoluir a espécie propondo uma solução inovadora.
Apesar do Firefox ser uma solução madura (em minha opinião, melhor que o IE), ainda existe uma grande pedra no sapato. O IE é (i) um bom browser e (ii) vem junto com o Windows. Por estes dois motivos, a batalha para recuperar o mercado tomado pela Microsoft torna-se muito difícil.
Bem, esta é uma longa discussão e só o tempo dirá. Eu, particularmente, acredito que o Firefox pode ganhar mercado com o crescimento do Linux (e da comunidade de software livre).
By Eduardo Figueiredo, at 4:01 PM
Postar um comentário
<< Home