Engenharia de Requisitos - Eduardo Magno

domingo, março 26, 2006

Sexta Lei: Continuing Growth

A sexta lei de Lehman [2] diz que o conteúdo funcional do programa deve ser continuamente ampliado para atender a satisfação do usuário durante o ciclo de vida do software.

O artigo do Scacchi [3] levanta pelo menos dois pontos contra esta lei:
(i) a falta de estudos que forneçam informações sobre a satisfação do usuário e como ela é avaliada;
(ii) o “encolhimento” do software para atender anseios de usuários de dispositivos móveis (minimização).

Em relação ao primeiro ponto levantado, concordo que deve haver estudos para relacionar o crescimento funcional ao feedback de satisfação do usuário. Por outro lado, minha opinião em relação ao segundo ponto é que a minimização de software para atender usuários de dispositivos móveis não deve ser tratada como um contra exemplo desta sexta lei. Pois, acredito que neste caso as funcionalidades da aplicação estão aumentando, uma vez que agora o sistema é capaz de executar tanto em equipamentos do tipo desktop quanto do tipo handheld.

[Referências] Vide postagem anterior.

1 Comments:

  • Eduardo,

    O ponto aqui é a discussão se o porte para outra plataforma aumenta a funcionalidade. Sob a ótica funcional me parece que a base de funções oferecidas permanece a mesma, apenas pode-se usar outra plataforma. No entanto, no caso de uma plataforma móvel, poderia-se argumentar que a mobilidade oferecida aumenta a funcionalidade do todo, ou seja um sistema fixo para a ser móvel. No entanto, me parece que a visão mais correta seja a de que houve uma adição de caractéristica ao sistema. Esta adição sendo fruto de uma demanda externa caracteriza o "feedback loop".

    jcl

    By Blogger evolsoftware, at 5:25 PM  

Postar um comentário

<< Home